Notícias

Parceria SigeonPA/CODEVASF - Projeto Propaga Palma

October 13, 2020

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) firma parceria com o SigeonPA para micropropagação de palmas forrageiras resistentes à Cochonilha do Carmim, uma praga que causa sérios danos à cultura.

As atividades, que incluem pesquisa e produção de mudas, estão sendo desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente pelo grupo SigeoNPA. A pesquisa prevê ações como a multiplicação, em laboratório, de cultivares resistentes, uma etapa que já está em andamento. 

A notícia completa pode ser vista no site oficial da CODEVASF, pelo link:

https://www.codevasf.gov.br/noticias/2020/codevasf-firma-parceria-com-instituicoes-para-propagar-palmas-forrageiras-resistentes-a-praga-1

Defesa de Tese - Jackeline Castro

March 04, 2020

No dia 04 de março de 2020, na sala de reuniões do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, foi realizada a defesa da tese intitulada “Valorização agrícola e energética da biomassa de microalgas cultivadas em efluentes” da estudante Jackeline de Siqueira Castro. Participaram da banca de defesa os professores Maria Lúcia Calijuri (orientadora - UFV), Paula Peixoto Assemany (Co-orientadora - UFLA), Eduardo de Aguiar do Couto (UNIFEI); Maria do Carmo Calijuri (USP) e Angélica de Cassia Oliveira Carneiro (UFV). 
O segundo e terceiro capítulos dessa tese foram publicados na revista Science of the Total Environment (doi: 10.1016/j.scitotenv.2019.135088 e 10.1016/j.scitotenv.2020.138138). Além disso, testes de carbonização hidrotérmica da biomassa foram apresentados na Conferência Internacional realizada na cidade de Valladolid, Espanha, em junho de 2019. Este trabalho intitulado “Hydrothermal carbonization of wastewater grown algal biomass” pode ser encontrado nos anais do evento “2nd IWA Conference on Algal Technologies for Wastewater Treatment and Resource Recovery and 12th IWA Specialist Group Conference in Wastewater Pond Technology - IWAlgae2019”.

Defesa de Tese - Letícia Assis

March 05, 2020

No dia 05 de março de 2020, na sala de reuniões do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, foi realizada a defesa de doutorado da aluna Letícia Rodrigues de Assis. A tese intitulada de “Reator de biofilme como unidade de produção e colheita de biomassa algal: aprimoramento de um sistema de tratamento de esgoto via lagoas de alta taxa” contém quatro capítulos, sendo dois já publicados em âmbito internacional.

O primeiro capítulo foi publicado na revista Algal Research (vol. 19, n. 101440, 2019, https://doi.org/10.1016/j.algal.2019.101440). O segundo capítulo foi apresentado na Conferência Internacional realizada na cidade de Valladolid, Espanha, em junho de 2019. Este trabalho pode ser encontrado nos anais do evento “2nd IWA Conference on Algal Technologies for Wastewater Treatment and Resource Recovery and 12th IWA Specialist Group Conference in Wastewater Pond Technology - IWAlgae2019”.

Defesas de projeto de pesquisa

November 29, 2019

Essa semana tivemos em nosso grupo a defesa de projeto de mestrado de três pesquisadoras.

Na quarta-feira (27), tivemos duas defesas de projeto de pesquisa. Iara, Eng.ª Civil graduada pela UFOP, defendeu o trabalho intitulado: “Produção de biomassa algal em água residuárias: Uma abordagem do ciclo de vida”. Bianca, Eng.ª Ambiental graduada pela UFV, defendeu o trabalho intitulado: “Avaliação do ciclo de vida de rotas de aproveitamento da biomassa de microalgas cultivadas em diferentes efluentes”

Na sexta-feira (29), foi a vez da Alexia, Eng.ª Ambiental também graduada pela UFV, defender o projeto intitulado: “Fertilizante organomineral a partir de microalgas cultivadas em águas residuárias: Volatilização de amônia e crescimento de plantas (Zea mays L.)”.

Outubro Rosa

October 16, 2019

  Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres (Ministério da Saúde). 

 O Sigeo nPA é formado em sua maioria por pesquisadoras, lindas e incansáveis que lutam pela pesquisa e busca de soluções que melhorem, a cada dia mais, a vida das pessoas e as condições do nosso país. Nós apoiamos a causa do Outubro Rosa e a Prevenção do Câncer de mama por acreditar que a melhor forma de combatê-lo é por meio da prevenção, que deve ser valorizada por meio da informação e de oportunidades de adoção de práticas mais saudáveis.

 Esperamos que a cada vez mais, as estatísticas possam ser diminuídas e os números de pacientes passem a ser cada vez menos expressivos. 

 Para saber mais sobre câncer de mama, sintomas, tratamento e prevenção, clique aqui. 

 

1 / 1

Please reload

  • Facebook