Notícias

Defesas de projeto de pesquisa

November 29, 2019

Essa semana tivemos em nosso grupo a defesa de projeto de mestrado de três pesquisadoras.

Na quarta-feira (27), tivemos duas defesas de projeto de pesquisa. Iara, Eng.ª Civil graduada pela UFOP, defendeu o trabalho intitulado: “Produção de biomassa algal em água residuárias: Uma abordagem do ciclo de vida”. Bianca, Eng.ª Ambiental graduada pela UFV, defendeu o trabalho intitulado: “Avaliação do ciclo de vida de rotas de aproveitamento da biomassa de microalgas cultivadas em diferentes efluentes”

Na sexta-feira (29), foi a vez da Alexia, Eng.ª Ambiental também graduada pela UFV, defender o projeto intitulado: “Fertilizante organomineral a partir de microalgas cultivadas em águas residuárias: Volatilização de amônia e crescimento de plantas (Zea mays L.)”.

Outubro Rosa

October 16, 2019

  Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres (Ministério da Saúde). 

 O Sigeo nPA é formado em sua maioria por pesquisadoras, lindas e incansáveis que lutam pela pesquisa e busca de soluções que melhorem, a cada dia mais, a vida das pessoas e as condições do nosso país. Nós apoiamos a causa do Outubro Rosa e a Prevenção do Câncer de mama por acreditar que a melhor forma de combatê-lo é por meio da prevenção, que deve ser valorizada por meio da informação e de oportunidades de adoção de práticas mais saudáveis.

 Esperamos que a cada vez mais, as estatísticas possam ser diminuídas e os números de pacientes passem a ser cada vez menos expressivos. 

 Para saber mais sobre câncer de mama, sintomas, tratamento e prevenção, clique aqui. 

 

Ocorreu entre os dias 26 e 30 de Agosto de 2019, a XV edição da SAEC - Semana Acadêmica de Engenharia Civil UFV.

Esse ano o tema foi: Preenchendo a lacuna entre o estudante e o profissional. 
Na noite do dia 28, a convite da organização do evento, a professora Lúcia Calijuri ministrou  palestra no auditório da Biblioteca Central cujo tema foi: Engenheiro Civil na busca de soluções inovadoras e sustentáveis para o saneamento.
Os demais pesquisadores do grupo também estiveram presentes para prestigiarem a palestra. Foi uma noite de aprendizado e descontração. O SIGEOnPA em nome da professora Lúcia agradece a organização do evento pelo convite e pela oportunidade de apresentar à comunidade acadêmica um pouco do trabalho desenvolvido pelo grupo.

Treinamento de uso de embarcação não tripulada para levantamentos batimétricos.

January 02, 2020

Aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h,  no SigeonPA, o treinamento avançado de operação e manutenção da embarcação não tripulada EchoBoat da SeaFloor, o qual foi ministrado por Nelson Cesar da A2 Marine e pelo Sr. Mauro Romani, técnico especializado da empresa Seafloor, vindos do Rio de Janeiro e de Lima - Peru, respectivamente.
Foram revisadas técnicas de montagem do equipamento e houve espaço para dúvidas quanto ao funcionamento do barco, bem como sua operação, além de expandir o entendimento da equipe em relação ao funcionamento e operação dos equipamentos que compõem a embarcação,  como o GPS e em especial o AutoNav, o responsável pelo modo autônomo do EchoBoat, fazendo com que todo o levantamento seja realizado de forma automática.

Durante a prática do treinamento, foi possível visualizar possíveis situações problemáticas que podem acontecer durante visitas e levantamentos no campo, capacitando  a equipe para tratar tais situações da melhor forma possível.

Novas tecnologias são empregadas durante levantamento cartográfico em assentamento de Maragogi.

Pela primeira vez, um drone foi utilizado em atividades de campo em assentamento da reforma agrária em Alagoas. O projeto piloto iniciou pelo assentamento Junco, localizado no município de Maragogi, com o aerolevantamento cartográfico. 

O trabalho foi realizado por meio de parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais. Nessa segunda-feira (03), na sede do Incra em Maceió, técnicos a serviço da UFV apresentaram os resultados preliminares. A reunião foi acompanhada pelo superintendente regional da autarquia, Wilson César Lira, e por técnicos da instituição.

1 / 3

Please reload

  • Facebook

© 2023 por CRIeME. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now